Programa de Educação Ambiental

0
954

Com o término deste curso sobre Gestão ambiental pude ter uma visão de como o homem precisa estar cada vez mais interagido com o meio ambiente e, um dos pontos que vale ressaltar, é com relação a educação ambiental, pois ela é um ponto de partida para que a comunidade como um todo possa adquirir o conhecimento de que podemos e devemos manter o elo entre homem e meio ambiente a fim de que nossa própria sobrevivência seja garantida.

Nunca o tema sustentabilidade, recursos naturais, gestão ambiental e outros relacionados foram tão difundidos.Mas por que será que isto está acontecendo?

Tudo porque o homem com o passar do tempo vem afirmando uma consciência individual,não mais percebendo as relações de equilíbrio da natureza agindo assim de forma totalmente desarmônica sobre o meio ambiente e causando grandes desequilíbrios ambientais.

Portanto a Educação ambiental tem um grande campo a desenvolver, a começar no âmbito escolar, seguindo pelo acadêmico e se integrando as empresas com o intuito de desenvolver em todos uma consciência ecológica.

É somente estimulando a participação coletiva que um PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL atingirá seus objetivos. Para tanto, ele deve propiciar os conhecimentos necessários à compreensão do meio ambiente, de modo a desenvolver uma consciência social que produza atitudes e afete comportamentos.

Assim, para ser efetivo, um PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL deve simultaneamente: cultivar valores positivos acerca da preservação da natureza, despertar o interesse pela aquisição de conhecimentos, despertar uma reflexão sobre as práticas materiais e desenvolver atitudes positivas e habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental.

O que de fato se propõe a Educação ambiental é que ela faça as pessoas e empresas repensarem suas posturas de conservação e preservação do ambiente. Valores esses que tem sido esquecido na corrida pelo desenvolvimento e crescimento do país.

Assim a Educação ambiental constitui um passo preliminar importante para a implantação de Políticas Ambientais pelas empresas, as quais se materializam através de um Sistema de Gestão Ambiental.

Estudos já provaram a contribuição da Educação Ambiental no processo de gestão ambiental de empresas, com a finalidade de fornecer subsídios para o planejamento e a implementação de Programa de Educação Ambiental. Para que o SGA seja bem sucedido,é necessário que os empregados se sensibilizem e se conscientizem em relação às questões ambientais,tendo conhecimento que,antes de tudo,a poluição é desperdício de matéria e de energia,degradando o meio ambiente e prejudicando os negócios da empresa.

Assim, a educação ambiental é uma ferramenta imprescindível no gerenciamento ambiental de uma empresa e um agente catalisador do processo de interação dentro da mesma (Lima,2005). Apesar de ainda não ser prioridade em algumas empresas, em outras, cada vez mais se assume a necessidade da realização de Programas de Educação Ambiental, pois através destes, seus empregados tornam-se mais produtivos e criativos gerando lucros, tais como, reciclagem de materiais, redução de desperdícios e conseqüente redução no consumo de matéria-prima (ANASTÁCIO FILHO, 2003). Despertando assim a busca para soluções dos problemas ambientais que ocorrem no ambiente de trabalho, visando uma melhoria da qualidade ambiental e na sua própria qualidade de vida e de seus colegas.

Tem-se observado o surgimento de uma sociedade que aos poucos está se tornando mais participativa, consciente e mais exigente diante do que o mercado tem a oferecer. Não mais se aceita o descaso no tratamento dos recursos naturais. Os consumidores estão interessados em produtos limpos. A legislação torna-se mais rígida, imputando sanções aos infratores obrigando as empresas a encarar com seriedade e desenvolver nelas a Responsabilidade Social.

A responsabilidade social não é um modismo e sim uma realidade no contexto empresarial, onde pode ser considerado fruto de um trabalho de conscientização que está surgindo no meio empresarial e que acarreta alterações gradativas de comportamentos e de valores, devendo estar presente nas decisões de seus administradores e relacionamento com a sociedade.

A responsabilidade social de uma empresa faz com que ela se comunique melhor com a sociedade por uma simples razão: a partir do momento em que a empresa está convencida de seu papel social e se volta para a melhoria contínua desta mesma sociedade, o que ela está fazendo nada mais é do que se fortalecer mais e mais, aumentando seu conceito junto a esta sociedade que vive em torno dela.

Assim ,acredito que, podemos ter resultados positivos na questão ambiental e garantirmos um futuro promissor a toda uma geração que virá, e se conseguirmos unir educação ambiental e responsabilidade social poderemos conquistar a cada dia, uma vivência harmônica com o meio ambiente.

Autora:Maria das Graças de Melo Santiago

[grwebform url=”http://app.getresponse.com/view_webform.js?wid=3381303&u=SK7G” css=”on”/]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here