O Brasileiro e o aproveitamento da luz solar

0
1380

O Brasil é privilegiado com a quantidade de luz solar disponível, embora não saiba aproveitá-la. Países como a Alemanha e Japão são pioneiros tanto na tecnologia quanto na consciência do uso do aproveitamento solar. O diferencial é que nesses países há auxilio e apoio institucional para a aplicação e instalação deste tipo de energia alternativa em indústrias e residências. O que não acontece aqui no Brasil, pois os custos de instalação ainda estão longe do alcance da maioria da população brasileira. Mas isso não é um fato que desanime os interessados em aproveitar a luz solar gratuita, como o brasileiro sempre foi reconhecido pela criatividade, inventar ou reinventar objetos práticos e úteis, criar um sistema de aquecedor solar de água com materiais recicláveis foi alem de criativo, eficiente e tem sido bem visto onde apresentado.

A procura por fontes alternativas de energia tem aumentado, principalmente pela preocupação com a economia na conta de energia.energia solar

O Brasil está localizado próximo a linha do Equador, o que faz com que receba maior quantidade de radiação solar. A média de radiação solar no estado de Goiás chega a 18MJ/m2.dia, variando 5700 a 5900 Wh/m2.dia, o que indica que recebe uma grande quantidade de luz diariamente. Em Porto Alegre a duração solar de dia varia de 10 a 13 horas.Os maiores índices de radiação são observados na região Nordeste. Países como a Alemanha e Japão são pioneiros tanto na tecnologia quanto na consciência do uso do aproveitamento solar. Portugal começa a segunda maior central solar fotovoltaica é um dos maiores investimentos nesse tipo de geração de energia alternativa.
O processo de aproveitamento de a luz solar pode ser várias formas, as mais usadas são o aquecimento solar de água e as placas fotovoltaicos.
Os painéis solares fotovoltaicos são formados por células fotovoltaicas que convertem a energia da luz em eletricidade e têm várias aplicações, tanto em indústrias quanto em residências. Há vantagens e desvantagens, a principal vantagem é a redução de emissão de carbono, porém, o custo de instalação de um sistema e manutenção é alta, uma vez instalada o retorno do investimento é de entorno de 20 anos.
Se a sua opção é por um sistema mais barato, pode se pensar no aproveitamento da luz solar para apenas aquecer água, sistemas eficazes e artesanais têm chamado atenção, como o sistema de aquecedor solar de água feito com materiais de baixo custo, usando materiais recicláveis.
O sistema é composto por 2 componentes: o reservatório/caixa d água e os coletores solares. A diferença desse sistema para os comerciais são os materiais dos coletores. As placas coletoras são feitas com garrafas PET, canos PVC e caixas tetra pack. Cada placa consome 30 garrafas e 10 caixas tetra pack, 2 placas é o suficiente para aquecer água para 1 pessoa.De fácil montagem e instalação pode ser construído por todos.
O processo que se dá se resume em aquecer a água que circula pelas placas coletoras retornar para o reservatório aquecida, sem nenhum auxilio de bomba, apenas pela pressão exercida pela diferença de temperatura. A temperatura da água chega em dias ensolarados a cerca de 50 °C durante menos de 5 horas durante o verão e 6 horas no inverno.
Bibliografia:
  1. ANNEL: agência nacional de energia elétrica
  2. Manual de aquecedor solar Jóse Alcino
  3. 2008 LUSA – Agência de Notícias de Portugal, S.A.
  4. site Inovação Tecnológica
Autora: Ana Tissato Alencar- graduanda de Eng. Ambiental UCG


 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here