Construindo a Agenda 21 escolar

0
1405

A Terra,nosso lar, esta sofrendo sérias agressões causadas pelo crescimento da população mundial e os padrões dominantes de produção e consumo. A injustiça social, a pobreza e a ignorância contribuem com a deterioração gradativa dos sistemas ecológicos. A decadência urbana, desigualdades de gênero e raça, conflitos e violação dos direitos humanos nos mostram que as bases da segurança global estão ameaçadas. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis.

É com este intuito que apresentamos este projeto como contribuição da Sociedade civil ás políticas publicas de Educação Ambiental e fortalecimento do processo preparatório da II Conferência infanto-juvenil pelo meio ambiente.

Objetivo Geral:

Aprofundar, estruturar e difundir movimentos e práticas participativas e emancipatórias de Educação Socioambiental em 09 escolas Litoral Norte de São Paulo através de formação, fortalecimento e acompanhamento de instituições de ensino que já tenham participado da Conferência Nacional do Meio Ambiente e/ou do Programa Vamos Cuidar do Brasil com as escolas.

Objetivos específicos:

1) Formar e instrumentalizar agentes sócioambientais em cada escola do projeto para a criação de uma comisão de qualidade de vida ( COM-VIDA ) dentro da comunidade.

2) Acompanhar esses agentes na aplicação dos grupos de Pesquisa-ação participativa com a comunidade.

3) Realizar encontro entre as escolas participantes para trocarem experiências.

4) Desenvolver materiais de Educomunicação.

5) Fortalecer o processo da II Conferência Nacional do Meio Ambiente 2006.

Ações:

1) Formação de formadores.

2) Formação dos agentes nas escolas:

Desenvolvimento dos temas da II Conferência Nacional do Meio Ambiente através de experiências e práticas já realizadas no Brasil e mundo.

Estudo sobre a comunidade. Levantamento de quais ações socioambientais poderiam ser desenvolvidas naquela escola ou comunidade.

3) Implantação de uma COM-VIDA.

4) Aplicação de práticas através da Pesquisa-ação participante.

5) Documentação por materiais com mídias de educomunicação dessas práticas.

6) Encontro para troca de experiências.

7) Materiais poderão ser mostrados na II Conferência Nacional do Meio Ambiente.

Metodologia:

O projeto será desenvolvido em quatro etapas:

1) Formação de formadores – duração de 1 mês. As palestras serão realizadas na Secretaria Regional de Educação de Caraguatatuba com a participação de parceiros de outras organizações que tenham muito conhecimento nas temáticas relacionadas ao projeto.

2) Formadores fazendo oficinas nas escolas com o grupo de agentes socioambentais das escolas. Através da pedagogia de projetos cada oficina terá um material pronto ou um projeto encaminhado contemplando os temas propostos como conteúdo. Este processo terá a duração de quatro meses, ocorrendo três vezes por semana, em encontros de 3 horas cada.

3) Monitoramento das ações. Desenvolvimento das atividades e projetos levantados durante a formação. Os encontros entre formadores e agentes se darão por duas horas, uma vez por semana, durante três meses. Este monitoramento visa auxiliar na mobilização e participação da comunidade escolar nas ações de modo que funcionem autonomamente.

4) Encontro entre COM-VIDAS. Consiste num evento de troca de experiências entre as escolas participantes do programa e demais escolas do estado se estas tiverem disponibilidade para se reunirem. O encontro será realizado durante um final de semana.

Conteúdo das formações:

Formação para a criação de um COM-VIDA: a formação se dará através de exemplos e experiências já realizadas no Brasil no que se refere ao desenvolvimento sustentável. Os temas atravessarão os acordos internacionais firmados. A formação dos formadores será de quatro semanas, uma para cada tema com entidades que trabalhem a algum tempo com esses temas. Já as formação dos agentes socioambientais nas escolas se dará com a pedagogia de projetos realizando materiais e encaminhando projetos com a participação do coletivo. A busca é tratar dos questionamentos e propostas levantadas na I Conferencia Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente e aprofundar outros temas.

1) Temas transversais dos acordos internacionais firmados pelo Brasil, iniciativa de um debate local e iniciativas no Brasil e mundo.

Protocolo de Quioto: Mudanças climáticas:

  • Biodigestores e outras formas de reutilização do lixo escolar.
  • Tecnologias Limpas
  • Seqüestro de carbono. – dinâmica de plantio de árvores.

Conferência sobre a Biodiversidade:

  • Permacultura.
  • Mapa local de biodiversidade.
  •  Explicação sobre o funcionamento de rede.
  • Trangênico, biopirataria e agrotóxico.

Tratado do Durban: Diversidade etnico-racial:

  • Mapeamento da comunidade.
  •  árvore genealógica da comunidade.
  • Histórico familiar.
  • Movimentos culturais.
  •  Farmácia popular (conhecimento tradicional de medicamentos).
  • Sócioeconomia solidária.

Declaração de Roma: segurança alimentar e nutricional

  •  Reaproveitamento de alimentos.
  •  Permacultura.
  • Valores nutricionais e melhor aproveitamento das vitaminas.
  • Farmácia popular.
  • Compreensão de Organismo.
  • Alimente-se bem com R$1,00.

 

2) Propostas de ações e questionamentos levantados na I Conferencia Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente – 2003.

  • Fiscalização e cumprimento das leis.
  • Multirões de limpeza.
  • Redução do desperdício.
  • Projeto de tratamento da água da chuva.
  • Formação de cidadãos críticos.
  • Coleta seletiva e reutilização do lixo escolar. Inorgânicos em oficinas e arte e orgânico para a horta na escola.
  • Compostagem.
  • Fiscalização dos alimentos no mercado.
  • Plantar arvores nativas com risco de extinção.
  • Aplicação da Agenda 21.

3) Desenvolver a Oficina de futuro para a comunidade:

Árvore dos sonhos (com a árvore plantada)

Caminho das pedras: Levantamento das dificuldades e potencialidades do local.

Planejamento socioambiental.

Desenvolvimento de ações.

Aplicação das metodologias de pesquisa-ação na escola e entorno.

4) Formação em Educomunicação: Aqui cria-se um material de registro das iniciativas, além de um material de divulgação propiciando maior informação, consciência, aprendizagem e envolvimento tanto dos participantes quanto da comunidade.

Objetivo dessa formação para a criação de um COM-VIDA:

Sensibilizar, formar e instrumentalizar professores, jovens e crianças para lidar com a crise socioambiental atual e futura.

Pensar a necessidade de mudanças de comportamentos: transformação dos padrões de relacionamento socioambiental.

Mobilizar os agentes para envolverem sua comunidade e com a participação desta proporem soluções dos problemas socioambientais locais,

criando propostas de ação, mapeando e monitorando áreas do entorno.

Capacitar os agentes para visualizar oportunidades e desafios para o desenvolvimento das intervenções no meio em que estão inseridas

Formar e instrumentalizar os agentes tornando-os aptos a realizar atividades de Meio Ambiente e Qualidade de vida na sua escola e comunidade

Autor: Arturo Justicia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here