Ecoturismo e Educação Ambiental

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Autora: Tatiana Pinheiro Dias Loiola

“Ecoturismo é provocar e satisfazer o desejo que temos de estar em contato com a natureza, é explorar o potencial turístico visando à conservação e ao desenvolvimento, é evitar o impacto negativo sobre a ecologia, a cultura e a estética.”

“Educação ambiental é na verdade uma proposta de filosofia de vida, que resgata valores éticos, estéticos, democráticos e humanistas. Ela parte do princípio de respeito pela diversidade natural e cultural. Que inclui a especificidade de classe, de etnia, de gênero. Por isso, uma de suas características é a defesa da centralização em todos os níveis e a distribuição social do poder, reconhecendo também como formas de poder o acesso à informação e ao conhecimento”.

Preservar o patrimônio ambiental é essencial para o desenvolvimento do turismo. Para que a associação entre turismo e educação ambiental tenha sucesso, faz-se necessário o desenvolvimento de programas de educação não-formal, para desenvolver a conscientização do visitante durante a viagem e também para que ele possa se tornar um multiplicador das idéias de preservação.

“O trabalho ambiental junto aos turistas deve fazer com que após uma atividade turística ecológica, o participante saia motivado a formar ou ampliar uma consciência ambiental, estando preocupado com o patrimônio natural e cultural da humanidade”.

“Esse trabalho de educação ambiental é uma das marcas do turismo ecológico. E é esse trabalho que faz a grande diferença entre esse tipo de turismo e o outro”.

Turismo Sustentável – “Agora é a hora da indústria do turismo se preocupar com planejamento e promover a legitimidade daquilo que é oferecido aos visitantes, sem comprometer a qualidade do meio ambiente e a autenticidade das diversas culturas”.

Devemos analisar o conceito de sustentabilidade sob os diversos campos de atuação, ambiental, econômico, cultural, político entre outros. Todos esses critérios se inter-relacionam de modo a garantir a sustentabilidade. Sendo assim, o desenvolvimento completo da atividade ecoturística necessita integrar esses componentes a um processo educativo, de forma a garantir a postura sustentável.

A educação ambiental deve ser tomada como um caminho para a tomada de consciência ambiental e garantia de um futuro sustentável, estimulando novas atitudes nos sujeitos, dessa forma, as atividades ecoturísticas acabam se tornando grande aliados no processo educativo, uma vez que esse turista, seja ele independente de “necessidade turística” já está motivado a iniciar uma transformação, uma consciência ambiental.

A absorção das informações, incentivadas pelas experiências vividas pela atividade ecoturística proporciona a possibilidade de novos comportamentos e novas atitudes nos indivíduos em função não somente do sentido, mas também do percebido.

A forma mais adequada de desenvolver o processo educativo no ecoturismo se deve por meio da adequação das formas do processo de educação ambiental às praticas associadas à atividade.

Os termos ecoturismo e educação ambiental evoluíram juntamente com a evolução do conceito de meio ambiente e a formação da consciência ambiental. Esse “casamento” propicia a conservação da natureza, estimulada por sentimentos decorrentes dessas experiências.

A educação ambiental constitui-se de uma aliada para conter os impactos da atividade ecoturística, já que induz ao visitante uma ação/reflexão a respeito da sua presença e a atuação dela no ambiente.

Devemos compreender o ecoturismo não somente como uma atividade turística, mas como uma atividade que se alinha aos ideais ambientalistas. Promove experiências únicas de educação e incentivam atitudes em favor da conservação ambiental. Ecoturismo e educação ambiental são hoje elementos essenciais para o estabelecimento de um novo quadro ambiental.

“O principal objetivo da educação ambiental é o desenvolvimento sustentável, que inclui a prática do turismo sustentável, esta prática visa a melhoria da qualidade de vida da comunidade receptora e oferece aos visitantes uma experiência enriquecedora, além de manter a qualidade do meio ambiente do qual todos dependem”.

Referências Bibliográficas

LINDEBERG, K e HAWKINS D. E. Ecoturismo, um guia para planejamento e gestão. São Paulo, Senac, 1995

GOIDANICH,K.L; MOLETTA, V.F. Turismo Ecológico. Porto Alegre, Sebrae, 1998

VIEZZER, M.; OVALLES, O. Manual latino-americano de educ-ação ambiental. São Paulo : Gaia, 1994

MACGREGOR, J. Manual das oficinas de capacitação em ecoturismo. Foz do Iguaçu: Ecoplan, 2001. 6 p.p.1.

REVISTA TURISMO. Disponível em WWW.revistaturismo.com.br/artigos/educacaoambiental.html Acesso em 19 de fevereiro de 2009.

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