No Brasil, embora o aproveitamento dos recursos eólicos tenham sido feito tradicionalmente com a utilização de cata-ventos multipás para bombeamento d’água, algumas medidas precisas de vento, realizadas recentemente em diversos pontos do território nacional, indicam a existência de um imenso potencial eólico ainda não explorado.
A capacidade instalada no Brasil é de 20,3 mw, com turbinas eólicas de médio e grande portes conectadas à rede elétricas. Além disso, existem dezenas de turbinas eólicas de pequeno porte funcionando em locais isolados da rede convencional para aplicações diversas: Bombeamento, carregamento de baterias, telecomunicações e eletrificação rural.
O local é um fator importante para a instalação de um gerador eólico e ter um melhor aproveitamento de energia eólica. A potência de um gerador eólico está associada ao cubo da velocidade do vento. Em termos práticos isso significa que uma variação de 10% na velocidade do vento, acarreta uma variação de 33% na potência do gerador eólico.
Autora: Aparecida Rosária Luiz da Silva