8 estradas que se transformaram em parques urbanos incríveis

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Nos últimos anos, estratégias inovadoras e ecossistêmicas dentro de ambientes urbanos têm sido elaboradas para aumentar a qualidade de vida da população. Entre as medidas apontadas como solução, as cidades estão começando a deixar de lado o espaço do carro para abrir mais caminhos aos pedestres. Confira 8 casos em que estradas se transformaram em parques urbanos incríveis e acolhedores.

Para quem está no meio da selva de concreto, um respiro em áreas verdes e abertas é quase como um convite a lucidez. Com a demanda sustentável cada vez mais forte, rodovias, pontes e viadutos passam a ser considerados como possíveis áreas de convivência.

Um dos casos mais conhecidos ao redor do mundo é o High Line Park, em Nova York. O parque, que era ocupado por uma linha de trem abandonada, agora é um dos lugares mais atraentes da cidade. Além disso, acabou valorizando a região industrial onde se encontra, deixando-a com ar cool e descontraído. Abaixo a gente mostra mais alguns exemplos bem interessantes e que podem inspirar ideias no Brasil. Nunca é tarde para mudar para melhor!

Cheonggyecheon – Seul (Coréia do Sul)

Diariamente, mais de 160 mil veículos causavam tráfego e barulho na estrada suspensa do canal Cheonggyecheon. A poluição sonora e ambiental foi substituída pelo projeto do arquiteto e urbanista Kee Yeon Hwang, que recuperou o espaço público a pedido do prefeito Lee Myung Bak, em 2011. Com o rio despoluído, áreas verdes implementadas e passarelas convidativas, tornou-se um lugar de encontro, perfeito para o relaxamento, uma vez que tenha melhorado a sensação térmica.

Embarcadero Freeway – San Francisco (EUA)

Imagina ter uma linda vista para a baía de San Fran enquanto vê o sol se despedindo de mais um dia: cenário que se tem do píer Freeway, que por muitos anos abrigou a estrada de dois andares Califórnia 480. Em 1989, um terremoto danificou a estrutura; já em 1991, foi demolido – nunca mais tendo sido o mesmo. A paisagem ao redor ficou mais bonita, ganhando amplitude e perspectiva, além da vizinhança ter sido economicamente valorizada, subindo em 300% o seu valor, atraindo novos negócios que trouxeram mais vida ao espaço.

Alaskan Way – Seattle (EUA)

Este é mais um caso em que a natureza agiu para conseguir ocupar seu espaço. A estrada Alaska sofreu danos com um terremoto em 2001 e ao invés de reconstruí-la – o que acabaria saindo caro – foi feito um túnel subterrâneo para a passagem de carros. Já a superfície, que vai do Píer 57 ao 59, foi transformada no parque Waterfront, onde não só se admira o pôr do sol na Bahía Elliot, mas também há diversão em brinquedos como uma grande Roda Gigante. Ainda há mais melhorias ao longo do percurso que estão sendo implementadas.

Under Gardiner – Toronto (Canadá)

A elevada via expressa Gardiner Expressway tem áreas abandonadas e degradadas ao longo de seu trajeto. Cientes do problema, os filantropos Judy e Will Matthews doaram 25 milhões de dólares à prefeitura local para arcar com a revitalização dos espaços. Este projeto foi batizado de “Under Gardiner”. Agora chamado de Bentway, terá quatro hectares de áreas de convívio e praças públicas, além de um trajeto de 1,75 km com ringue de patinação, mercados abertos e lugar de sobra para receber festivais culturais.

Park East Freeway – Milwaukee (EUA)

Em meados de 1960, a cidade no estado de Wisconsin tinha a pretensão de investir na construção de uma estrada ao redor da região central. Depois dos moradores torcerem o nariz para a ideia, que causaria ruído e poluição, o plano de terminar a obra foi por água abaixo. Após a demolição das partes já prontas, entre 1999 e 2002, os esforços passaram a ser direcionados ao projeto de parque e a vizinhança que terá 60 hectares e acesso direto até o rio local.

Madrid Río – Madri (Espanha)

No centro da Espanha, o belo rio Manzanares era sufocado pelas rodovias que o cercavam, chamadas M-30. O trabalho de recuperação de suas margens começou no ano 2000 e houve certa complexidade, especialmente para manter de pé as construções históricas ao seu redor. Depois de 2011, quando as vias foram remanejadas, o parque enfim passou a integrar a cidade. Agora se consolida como um ótimo local para práticas esportivas e área de convivência.

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Harbor Drive, Portland (EUA)

Na costa do rio Willamette, esta foi uma das primeiras estradas norte americanas a serem construídas. Deixando seu legado histórico para trás – com exceção da ponta Hawtorne – a Harbor Drive abriu espaço para a mudança, iniciada em 1974. Assim se formou o parque Tom McCall Waterfront Park, que tem quase 150 mil m² de área, onde se espalham trilhas, árvores e uma fonte com 185 jatos d’água. Aos fins de semana acontece uma feira de produtos artesanais, além de eventos ao longo do ano. Essa é uma das atrações favoritas de quem vive em Portland.

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Elevado da Perimetral – Rio de Janeiro

Quem disse que não teria um exemplo brasileiro nessa lista? Na Cidade Maravilhosa, a rodovia suspensa acima do Elevado da Perimetral dava suporte ao tráfego da Avenida Rodrigues Alves. Depois de avaliar seus efeitos negativos, semelhantes aos que foram citados nos exemplos acima, em 2014 a Prefeitura resolveu demolir a obra. Desta maneira, a Praça Quinze ganhou novos horizontes e passou a revelar paisagens antes escondidas. O espaço não só ficou mais convidativo, como também mais bonito e cheio de vida.

Fonte: razoesparaacreditar.com

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