Como o marketing educacional pode ajudar na retenção dos estudantes

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Uma das ações mais buscadas pelas instituições de ensino é a retenção de alunos. E pelo marketing educacional é possível alcançar esse objetivo. 

No geral, o marketing se define como algumas estratégias e ideias aplicadas em diversos contextos de divulgação de serviços e estabelecimento da marca.

Com a prática dessa área, a sua unidade educacional pode trabalhar pela permanência e conclusão da jornada de aprendizado dos estudantes.

No conteúdo abaixo, você irá conferir o que é o marketing educacional e como de fato ele pode ajudar na retenção dos estudantes de uma escola ou unidade de ensino.

O que é Marketing educacional e como funciona

O Marketing educacional é a parceria entre as ideias da publicidade e marketing e os ideais e objetivos e negócios de uma unidade de ensino.

Se os clientes de uma empresa de confeitaria possui uma jornada de compra, as escolas e cursinhos e também tem uma ideia semelhante, mas baseada nas ações da matrícula, experiência diária do aluno e na continuidade do ensino.

Para fazer com que o aluno conclua essa jornada até o fim, a escola usa o marketing como um auxílio na promoção do aluno. 

A fidelização de um cliente, por exemplo, pode ser comparada com a continuidade do aluno na mesma instituição. 

Nesse sentido, é interessante pensar em maneiras de divulgar a escola e a marca por meio dos produtos e locais de mais acesso desses jovens. 

Um olhar atento para o que o público-alvo está fazendo e consumindo também é imprescindível no marketing educacional.

Saiba como o marketing educacional pode ajudar na retenção de alunos

Existem algumas estratégias que são ideais na hora de trabalhar pela retenção dos alunos. Como foi mencionado no tópico anterior, elas se concentram no território dos alunos, fazendo do marketing digital um forte braço do marketing educacional.

Para ajudar você a entender melhor quais as melhores maneiras de reter os alunos matriculados na sua rede de ensino, listamos algumas ações possíveis de aplicar. Confira abaixo.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é um dos braços do inbound marketing, modelo de estratégia com o intuito de atrair o cliente até a empresa, e não fazer a empresa ir até ele.

Entre as maneiras de visualizar a produção de conteúdo em atividade é por meio da disponibilização de materiais informativos sobre diversos temas. Alguns exemplos são:

  • E-books;
  • Podcasts;
  • Artigos especiais;
  • Vídeo;
  • Webinar.

As possibilidades acima podem atrair novos estudantes ou fazer com que o aluno fique mais interessado na escola, conforme participar das aulas e acessar os conteúdos.

Para tanto, é necessário um planejamento com base nos assuntos de maior interesse e uma qualidade constante durante o desenvolvimento.

Tecnologia à favor de todos

Os jovens hoje em dia acessam quase todas as dúvidas pelo celular ou notebook. Nesse sentido, para aproximar o universo escolar do aluno, manter consultas escolares dentro de serviços online é um passo para melhorar o relacionamento entre as duas partes.

Ao entender a presença constante do smartphone na vida do aluno, a escola tem muito a ganhar quando o considera um aliado e não um obstáculo. 

Por sua vez, os alunos tendem a olhar a situação escolar com bons olhos, pois percebem a instituição como parte do universo deles.

Influenciadores na estratégia

Os influenciadores são outro caminho de aproximação com os alunos, tendo em vista que muitos jovens consomem o conteúdo deles e seguem fielmente as dicas dos chamados influencers.

Apostar no marketing de influência promove a aquisição de alunos e conquista a confiança dos já matriculados.

A parceria com influenciadores populares e com anos de carreira não precisa ser a regra. A opção de influenciadores de nicho pequeno também funciona, pois o que mais importa aqui é a base fiel de seguidores.

Comunicação nas redes sociais

Entender as plataformas de redes sociais como canais de interação pode promover e ampliar o contato com os alunos. 

Ainda mais quando o público é jovem, essa ação não pode ficar de fora das estratégias de marketing educacional, sendo uma excelente forma de não só conversar com os alunos, mas também promover o engajamento das postagens.

Também é possível fazer das redes sociais um canal de tirar dúvidas, onde os alunos enviam as mensagens e rapidamente solucionam questões que via e-mail ou presencial levariam mais tempo.

Invista em marketing educacional!

Após a leitura do conteúdo acima, você já entende do que se trata o conceito de marketing educacional e como ele ajuda na retenção dos estudantes.

Comece a planejar a sua estratégia e os objetivos que você deseja alcançar e coloque em prática para ver a transformação na relação com os alunos.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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