Percepção Ambiental de Produtores Rurais do Estado do Espírito Santo

241

Resumo

A pesquisa – nesta fase em caráter exploratório – tem como objetivo avaliar o nível de percepção ambiental dos produtores rurais do Estado do Espírito Santo. Foi desenvolvida tendo como base a associação da Federação da Agricultura do Espírito Santo (FAES) e do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental e Social (NEPAS), através de uma deliberação do Conselho de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (COMARH) da FAES. O presente estágio servirá de base para a estruturação de uma pesquisa ampla, cobrindo todos os municípios do Estado, segundo uma amostra predefinida em termos estatísticos. Servirá também de base para a definição, por parte do COMARH – FAES, de um programa de atualização do conhecimento ambiental dos produtores rurais do Espírito Santo, particularmente no que se refere a recente aprovação da nova versão do Código Florestal. Os autores consideram que este modelo de pesquisa deveria ser levada para outros Estados, permitindo uma definição (em estágios progressivos) do perfil de percepção ambiental do produtor rural brasileiro.

1 – Introdução

No processo de conscientização ambiental de um dado segmento da sociedade é necessário que antes de propor ações de intervenção se faça um estudo prévio (pré-diagnóstico) do nível de percepção ambiental e social desse segmento. Ou seja, estruturar as ações tendo em conta a realidade de como o segmento “percebe” os diferentes aspectos ambientais e sociais.percepção ambiental

Esta é a linha de ação proposta e adotada pelo NEPAS – grupo sem fins lucrativos – que se dedica exclusivamente ao estudo da percepção ambiental e social em segmentos formadores de opinião.

2 – Metodologia Adotada na Pesquisa

Por se tratar de uma pesquisa de caráter exploratório, definiu-se o critério de aproveitar eventos já programados envolvendo produtores rurais no Espírito Santo, para fazer a aplicação dos questionários. Isso explica o perfil reduzido dos municípios (total de 15) cobertos pela pesquisa exploratória e, consequentemente, o tamanho (consequente da adoção do critério) da amostra.

O NEPAS, através de seus pesquisadores de campo, acompanhou todo o processo de aplicação do questionário de modo a assegurar um padrão único e consistente de trabalho, bem como foi responsável pela tabulação dos resultados e a elaboração do relatório final da pesquisa.

Download (PDF, 1.06MB)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui