Plástico Biodegradável: entenda como é feito e quais as vantagens

0
1104

Você sabe como é feito e qual a importância do plástico biodegradável? Cada vez mais importante, os cuidados com o meio ambiente envolvem também inovações para causar menos impactos.

E um bom exemplo disso é o uso de plástico biodegradável na fabricação de embalagens pet e outros itens de consumo. Mas como o processo de criação desse tipo de plástico acontece?

Para te ajudar a entender mais, neste artigo separamos tudo que você precisa saber sobre o plástico biodegradável. Entenda como é feito e quais suas vantagens.

Plástico Biodegradável: o que é?

E para começar, vamos entender o que é plástico biodegradável. Em resumo, a biodegradação é um processo de transformações químicas de um material, feita por microrganismos em condições adequadas.

Na prática, esse processo causa menos impactos ao meio ambiente, pois gera produtos como água, biomassa e dióxido de carbono.

Assim, para quem um material seja considerado biodegradável, é necessário considerar seu tempo de decomposição. Isto é, a demora que a matéria leva para sofrer a decomposição por esses microrganismos.

Dessa forma, no caso do plástico biodegradável, ele nada mais é do que um plástico criado a partir de fontes renováveis. Elas se decompõem com muito mais facilidade e em menos tempo.

Além disso, os plásticos biodegradáveis são feitos de polímeros naturais, tais como amido e celulose. Com isso, o processo de decomposição pode ser feito de forma mais rápida.

Tipos de plástico biodegradável

Diferente do plástico convencional, com origem petroquímica, o plástico biodegradável apresenta diferentes tipos de composição. Isto é, o material pode ser criado com base em diferentes polímeros naturais ou sintéticos. Mas entre os polímeros naturais, se destacam a celulose e o amido.

O plástico biodegradável a base de celulose é criado com a modificação desse material. Assim, se obtém filmes e fibras, utilizado na produção de diversos itens.

Já o plástico biodegradável a base de amido é produzido através da extração dele em mandioca, milho, cará ou outros tubérculos. Diferente da celulose, não é necessário realizar qualquer modificação.

Ainda há o plástico biodegradável sintético, no qual se destaca os poliésteres. Facilmente hidrolisados, o material tem uma quebra de ligação mais fácil, o que faz sua decomposição ser mais rápida. 

A importância do Plástico Biodegradável

Logo após entender o que é e quais os tipos de plástico biodegradável, é necessário entender qual a importância desse material.

Como é possível notar, esse tipo de plástico possui um processo de decomposição muito mais rápido e natural. Portanto, é uma forma de reduzir os impactos causados ao meio ambiente.

Isto é, quanto mais rápido for esse processo, menores são os danos causados ao meio ambiente. Assim, há muito menos chance de que plásticos, embalagens ou outros materiais poluam o solo e a água.

Plástico Biodegradável

Impactos do plástico no meio ambiente

Mas como o plástico pode ser nocivo ao meio ambiente? Quais impactos que esse tipo de material causa ao meio ambiente?

Resistente e de difícil decomposição, o plástico leva, em média, 400 anos para se decompor. Além disso, essa decomposição libera gases tóxicos que afetam tanto o solo quanto a água e o ar.

Isso, por sua vez, faz com que o material afete alimentos, fauna, flora e cause doenças no ser humano.

A superprodução de plástico também pode levar a outro problema: o acúmulo de lixo nos oceanos. Há uma estimativa de que até 2050 possa haver mais plástico do que peixes no mar.

Grande parte do problema se deve ao descarte incorreto de quase 8 milhões de toneladas de plástico que acabam nos oceanos.

Dessa forma, a maioria do plástico produzido atualmente não é reciclado. Na prática, isso resulta em um grande desequilíbrio ambiental e aumento da poluição, impacto diretamente o ser humano e o planeta.

Plástico Biodegradável: quais as vantagens?

Assim, podemos notar que há uma necessidade em reduzir os impactos causados pelo plástico no meio ambiente. E o plástico biodegradável surge como uma excelente alternativa. Mas quais são os seus benefícios?

Para te ajudar a entender a importância desse tipo de material e do investimento na sua produção, separamos abaixo algumas vantagens. Confira mais a seguir!

Reduz o risco a saúde

Um dos maiores benefícios do plástico biodegradável é o menor risco que ele traz para a saúde. Por não ser produzido a base de petróleo e seus derivados, o material reduz o risco de câncer ou outras doenças que afetem a saúde de ser humanos e animais.

Em resumo, o plástico convencional absorve partículas nocivas à saúde durante sua produção. Assim, essas partículas são liberadas em nosso organismo.

Com isso, o uso do plástico biodegradável reduz o risco que partículas nocivas acabem parando no seu organismo. Embalagens sustentáveis tem como base produtos naturais, o que não traz perigo para a saúde.

Regeneração de solos

Mais uma grande vantagem do plástico biodegradável é que o material pode auxiliar na regeneração e preservação do solo.

Isto é, por ser derivado de matéria orgânica, muito do plástico biodegradável produzido pode fazer com que solos pobres em nutrientes sejam beneficiados. Com o descarte correto, o material preserva e regenera o solo sem nutrientes.

Isso, aliado com seu baixo tempo para se decompor, faz dele um grande aliado para preservação do meio ambiente.

Plástico Biodegradável vantagens

Não polui os oceanos

Por fim, ainda podemos destacar como vantagem do plástico biodegradável a preservação dos oceanos. Pelo menor tempo de decomposição, o material tem menos chances de parar nos oceanos.

O plástico convencional, por seu longo tempo para decomposição, faz com que as chances de poluir solo, ar e água seja maior. Chuva, enchentes ou descarte incorreto levam o material ao mar.

Dessa forma, todo o lixo acumulado para nos oceanos, causando um grande desequilíbrio ambiental.

Conclusão

Em resumo, o investimento em plástico biodegradável e soluções semelhantes é uma verdadeira necessidade. Tanto para preservação do meio ambiente quanto para a saúde dos seres humanos e animais, o material traz mais benefícios e menos impactos.

Diferente do plástico convencional, é possível manter boa parte da produção industrial sem afetar nosso solo, ar e água. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here