Olio: Aplicativo para compartilhamento de alimentos

189

Enquanto ⅓ dos alimentos produzidos no mundo inteiro é desperdiçado e acaba no lixo, muita gente está passando fome por aí. Em países desenvolvidos, mais da metade do desperdício de alimento é gerado por lares. Triste! A má destinação do lixo orgânico é o quarto maior responsável pelas mudanças climáticas – já que, ao se decompor, transforma-se em gás metano.

Com o singelo objetivo de transformar o mundo por meio do compartilhamento de alimentos, Saasha Celestial-One e Tessa Clark fundaram o aplicativo Olio. A plataforma, que usa geolocalização para identificar usuários próximos, permite “anunciar” gratuitamente o que sobrou do jantar na casa ou de um estabelecimento comercial. Desta forma, além de evitar mais desperdício, é possível alimentar alguém com fome!

Para participar, é preciso baixar o aplicativo na Play Store ou no App Store da Apple, tirar uma foto do alimento disponível para doação, bem como uma pequena descrição do item, e todos que estão nas redondezas recebem uma notificação da disponibilidade. Nós testamos e o aplicativo funciona normalmente no Brasil – apesar de poucos usuários.

Com mais de 635 mil usuários, a plataforma já garantiu o compartilhamento de 1,138,886 porções de alimentos em 32 diferentes países. O objetivo é estar presente no mundo inteiro até 2025! Para tanto, contam com um time de voluntários que permitem criar uma base de compartilhamento na região onde vivem.

A iniciativa, reconhecida mundialmente durante a COP 24, na Polônia, não deseja rentabilidade neste primeiro momento.

Autora: Jéssica Miwa – Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Fonte:http://thegreenestpost.com

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui