Sustentabilidade e Tecnologia: saiba como relacioná-los

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As organizações estão sempre à procura de maneiras de crescer, e duas das maiores oportunidades que rondam os mais diversos setores são a em seu radar são a sustentabilidade e tecnologia, seguindo as respectivas importâncias. 

A sustentabilidade os preocupa por duas razões. Investidores, clientes e reguladores esperam ação diante da mudança climática, e torná-la central para o propósito da marca é um passo vital.

É também uma chance de aumentar os resultados, junto aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU representando uma oportunidade comercial estimada em US$ 12 trilhões por ano até 2030, segundo o Centro de Estudos Estratégicos Fiocruz.

Enquanto isso, as empresas estão investindo em tecnologia digital para ajudá-las a obter insights mais profundos sobre os negócios e mercados, aumentar a eficiência e tomar decisões mais bem informadas, com um cabeamento estruturado devidamente projetado.

De fato, o que ocorre é que tanto sustentabilidade e tecnologia não estão convergindo, mesmo que trabalhados em linhas paralelas. 

As empresas usam a tecnologia digital para entender os clientes, maximizar a eficiência e controlar os custos, mas não a estão conectando diretamente ao clima.

Ao mesmo tempo, o progresso em sustentabilidade é muito lento. 

As empresas podem se comprometer a cortar o plástico nas cadeias de suprimentos e chegar a zero líquido até 2030, porém, as emissões globais terão que cair 7% ao ano para atingir as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, segundo dados apontados no artigo do EcoDebate. 

A mudança em pequena escala não fará uma diferença grande o suficiente.

Então, como as empresas podem usar os investimentos em tecnologia para dar passos maiores em direção à sustentabilidade? 

Investir com foco em sustentabilidade e tecnologia

Pode parecer uma resposta simples e direta, mas é exatamente sobre isso. Trata-se de unir investimentos paralelos em sustentabilidade e tecnologia. 

Esta é a chave para fazer as mudanças transformadoras que o planeta precisa, que pode iniciar com o conserto de iphone para frear o consumo exacerbado.

Para que isso aconteça, os líderes precisam pensar de maneira diferente sobre por que uma tecnologia ou plataforma digital específica é a resposta certa, e como eles podem usá-la para dar esse salto em sustentabilidade.

A digitalização acelera a sustentabilidade porque ajuda a tornar as operações mais eficientes. Ele também desbloqueia e compartilha os dados que tornam as cadeias de suprimentos mais transparentes. 

Tudo isso leva à mudança de comportamento que produz modelos de negócios circulares e estratégias de produtos, juntamente com melhores escolhas do consumidor.

Sustentabilidade central na estratégia tecnológica

Para que isso seja possível, a sustentabilidade deve estar no centro de uma estratégia tecnológica digital, junto com uma consultoria em ti. Não pode ser uma simples apresentação para o esforço digital, ou uma reflexão tardia. 

Se a sustentabilidade faz parte dos negócios, seja no varejo, no setor fabril ou no agronegócio, e se mostra mais um motivo para investir, faz parte de como as metas são definidas e o valor é medido.

Nesse sentido, tudo se volta para os dados. Se não for medido, não pode mudar. 

As tendências regulatórias exigem cada vez mais relatórios, como contabilidade de carbono, em qualquer caso, então é chegada a hora de incorporar isso em planos digitais, de dados e de informações gerenciais.

Se a sustentabilidade for uma prioridade, ela moldará a cultura, diferenciará uma empresa de paisagismo e a tornará mais competitiva. Mais importante ainda, orientará como a tecnologia digital é implantada.

Conversão da sustentabilidade e tecnologia

Colocar a sustentabilidade no centro da estratégia digital também significa colocar a transparência e a colaboração no centro da experiência digital do usuário, seja internamente ou para os consumidores. 

A transparência na sustentabilidade deve fazer parte de como todos interagem com o próprio negócio, desde os funcionários acompanhando o trabalho e desenvolvimento, até os investidores traçando o desempenho.

A tecnologia dá vida aos dados para conquistar corações e mentes, e sublinhar as implicações das decisões.

Isso pode ser apresentado usando vídeo para contar a história de um forno de lastro com vapor aplicado na indústria, ou usando realidade aumentada para criar um case de negócios para investimentos sustentáveis.

Da mesma forma, as ferramentas digitais ajudam a influenciar as escolhas dos clientes. 

Podem ser dados no local em ambientes de varejo para destacar as credenciais de produtos sustentáveis, ou podem ser dados ao longo do tempo enfatizando o impacto contínuo da compra ou aluguel de produtos mais sustentáveis.

Esse é o tipo de transparência que supera a desconfiança em relação ao greenwashing, em que muitas empresas apenas mascaram a verdade, tentando convencer consumidores e investidores de que o compromisso, a ação e os resultados são reais.

A tecnologia pode ajudar a entender o impacto ambiental para cada compra realizada.

O papel da sociedade quanto à sustentabilidade

A sinergia varejista-cliente é crucial para que as metas de sustentabilidade sejam alcançadas.

Para isso, as empresas de gerador silenciado precisam ajudar os compradores a entender as implicações ambientais quanto às compras realizadas.

Sistemas avançados de PDV (Ponto De Venda) podem fornecer informações baseadas em dados sobre o comportamento do cliente. 

A reutilização de sacolas plásticas, por exemplo, pode ser monitorada no caixa, oferecendo recompensas aos compradores ecologicamente corretos que se lembram de trazer as próprias bolsas de casa.

De olho no futuro, soluções habilitadas para blockchain e sensores IoT (Internet of Things), ou Internet das Coisas, prometem levar isso adiante, oferecendo aos clientes informações em tempo real sobre a pegada de carbono dos carrinhos em toda a cadeia de suprimentos. 

Esse nível de transparência ecológica é vantajoso para o comprador, que tem o poder de fazer escolhas mais sustentáveis, assim como para o varejista, que pode demonstrar ações climáticas quantificáveis.

Tecnologia pode otimizar cadeias de suprimentos

Quando uma empresa decide se tornar verde, limpar as operações internas é um ponto de partida óbvio. Mas se a cadeia de suprimentos não seguir o exemplo, esse trabalho árduo terá sido em vão. 

Muitas pesquisas e artigos relacionados à sustentabilidade e tecnologia demonstram uma série de problemas insustentáveis ​​nas cadeias de suprimentos, incluindo sistemas de gerenciamento verde inexistentes e alta rotatividade de pessoal. 

Para combater essas reclamações, mais varejistas estão adotando a digitalização da cadeia de suprimentos, de uma pizzaria assis a redes que vendem roupas e calçados.

Os painéis orientados por dados podem reunir métricas de todas as etapas da jornada de um produto, além de destacar questões ecológicas ao longo do caminho, garantindo a proveniência ambiental de um item no momento em que ele chega ao comprador. 

Se por um lado ainda há uma necessidade de produção em larga escala quando os itens estão prontos para o mercado, ou outro [e que isso representa um desafio para os varejistas.

Existe a necessidade de comprar o suficiente para que as prateleiras não fiquem vazias, mas não tanto que o desperdício seja inevitável. 

Mais uma vez, a tecnologia pode ajudar. 

Sistemas inteligentes de gerenciamento de armazém baseados em nuvem maximizam a capacidade de armazenamento usando machine learning, ou aprendizado de máquina, para otimizar layouts

Isso aumenta a eficiência energética, reduz o desperdício de espaço e ajuda os varejistas a adquirir a quantidade certa de estoque.

Tecnologia atende redução de emissões digitais

A tecnologia pode ser projetada de forma mais inteligente para reduzir as emissões digitais. Os custos ambientais não se limitam aos processos físicos de varejo. 

Toda vez que um site de comércio eletrônico é visitado, a eletricidade é usada para alimentar data centers, redes de transmissão e dispositivos de consumo. 

O design digital inteligente é o segredo para a sustentabilidade do site.Isso significa uso inteligente de:

  • Estruturas de página;
  • Fontes leves;
  • Formatos de arquivo eficientes;
  • Imagens compactadas.

Com a ascensão exponencial do setor de e-commerce, as vendas online quase quintuplicaram globalmente desde 2014, segundo dados apresentados no Mercado & Consumo, e as emissões digitais são uma preocupação crescente.

Ser sustentável não precisa ser difícil

Empresas do setor agrícola, varejista, industrial e de serviços de contabilidade preços sabem da importância da sustentabilidade, mas precisam das ferramentas para canalizar adequadamente as ambições verdes. 

Otimizar as experiências do cliente, refinar as cadeias de suprimentos e reduzir as emissões digitais, ou seja, tudo isso, e muito mais, pode ser alcançado com a experiência e as parcerias certas.

Trata-se de entender as mudanças que precisam ser feitas, como pessoas, ideias e novas tecnologias podem ser reunidas para entregar os resultados mais sustentáveis. 

Para clientes e empresas e, de fato, para o planeta como um todo, vale a pena lutar por isso.

Conclusão

A sustentabilidade e tecnologia, por fim, oferecem aos líderes de TI, executivos, e sociedade, como um todo, a oportunidade única de demonstrar valor crescente para uma organização. 

É importante que as empresas possam capacitar os negócios, em nível organizacional,com as ferramentas certas para uma transição eficaz para mesclar a sustentabilidade e tecnologia.

De qualquer maneira, todos devem assumir a responsabilidade de revisar as próprias pegadas de carbono e incorporar medidas de redução nas estratégias corporativas, a fim de chegar a um senso comum que a sustentabilidade e tecnologia podem alcançar.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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