Curso de Gestão de Resíduos Sólidos

0
709

Você sabia que existe um curso específico para a gestão de resíduos sólidos? Pois é, o objetivo do curso é capacitar profissionais para gerenciar esta área tão importante. Mas afinal, o que são resíduos sólidos? Resíduos sólidos são todos os materiais que se tornam impróprios para o uso ou consumo, seja porque foram danificados, estragados, sujos ou porque já cumpriram a sua função.

Portanto, a gestão de resíduos sólidos envolve o planejamento, a organização, a execução e o controle de todas as atividades relacionadas à coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos. Esse é um assunto cada vez mais importante, pois o Brasil produz milhares de  toneladas de lixo por dia.

Para se ter uma ideia, apenas uma pequena parte desse lixo é reciclado. O restante é encaminhado para aterros sanitários, onde é gerado um grande volume de gases poluentes. Por isso, é cada vez mais necessário capacitar profissionais para gerenciar os resíduos sólidos.

O Curso de Gestão de Resíduos Sólidos do CENED oferece uma formação abrangente sobre o assunto. Nele, os alunos aprendem a planejar, organizar e executar projetos de gestão de resíduos sólidos. Além disso, eles aprendem a lidar com os principais desafios da área, como a reciclagem e o tratamento de resíduos.

Se você está interessado em fazer o curso de Gestão de Resíduos Sólidos, saiba que o CENED está com inscrições abertas. O curso é oferecido na modalidade à distância e tem carga horária de 60 horas. Para se inscrever, acesse o site https://cenedcursos.com.br/curso/curso-gestao-de-residuos-solidos/

Da reutilização à geração de energia, todo resíduo tem valor. Há alguns anos, nossa sociedade descobriu que o lixo não é exatamente algo que se possa descartar em qualquer local, sem as devidas precauções.

Os chamados “lixões”, que ainda persistem em diversas cidades brasileiras, so na verdade uma ameaça à saúde pública. Eles são fonte de poluição de diversos tipos. Podem contaminar não só o solo, mas também a água subterrânea, os córregos e rios, e o próprio ar, pela produção de gases prejudiciais ao homem e ao meio ambiente.

Além disso, a própria palavra lixo não serve mais para definir o material descartado diariamente pelas residências, empresas e órgãos públicos. Tudo o que no passado aprendemos a chamar de lixo deve ser chamado atualmente de “resíduo sólido”.

Os especialistas asseguram que qualquer que seja o resíduo sempre haverá uma destinação mais adequada para ele do que simplesmente descartar. Da reutilização à geração de energia, tudo tem valor e pode, inclusive, tornar-se fonte de renda.

Desde 2010, o Brasil tem uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, a PNRS. Essa política estabeleceu o prazo até 2020 para que o país tenha toda a estrutura necessária para dar uma destinação adequada a qualquer resíduo sólido (o que antigamente se chamava de lixo). Para chegar lá, no entanto, será preciso agir nas áreas política, econômica, ambiental, cultural e social, com metas e prazos definidos.

Conheça mais sobre os resíduos sólidos e os cursos oferecidos pelo CENED Cursos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here