Veja as melhores cidades para empreendedores

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O número de empreendedores tem aumentado. No entanto, alguns fatores precisam ser considerados quando o assunto é empreendimento.

Todas as pessoas têm objetivos e sonhos para realizar. Algumas têm a profissão dos sonhos, outras querem quitar dívidas ou pagar à vista um apartamento à venda em São Bernardo do Campo, por exemplo. No entanto, outras pessoas gostariam de montar seu próprio negócio.

A pandemia de COVID-19 colocou muita coisa em perspectiva para as pessoas. Dentre todas as dificuldades e assuntos debatidos, um deles foi a brevidade da vida e algumas pessoas decidiram seguir seus sonhos empreendendo. No entanto, outras empreenderam por necessidade, devido à alta do desemprego. Seja qual for o motivo, muitos fatores devem ser considerados na hora de empreender.

Empreender requer poder aquisitivo, uma estratégia de marketing, produtos, identidade, marca e saber onde quer chegar. Inclusive, alguns empreendedores se mudam de apartamento, justamente para terem melhores condições em seu negócio. No entanto, alguns fatores devem ser considerados para identificar onde há a possibilidade de empreender. Confira quais são e quais as melhores cidades para empreender.

Fatores de crescimento

Regularmente, o Instituto Empreendedor Endeavor realiza uma pesquisa chamada ICE (Índice de Cidades Empreendedoras), a fim de identificar as melhores cidades para empreender. Para isso, o instituto avalia sete fatores:

  • infraestrutura: antes de tudo, é necessário que uma empresa tenha recursos e uma estrutura para sobreviver, seja em uma residência, em uma sala comercial, entre outros. Além disso, é necessário que tenha um processo de produção e esse espaço precisa suprir as necessidades desse processo;
  • acesso à capital humano: um dos requisitos para uma empresa crescer é capital humano. O termo trata das qualidades que os trabalhadores da empresa possuem e os conhecimentos sobre o mercado e o processo. Por isso, é de extrema importância para uma empresa de sucesso;
  • acesso à capital: Para abrir uma empresa, é necessário um investimento financeiro. Muitas vezes, esse investimento pode ser de acionistas ou de uma grande marca. Por isso, é importante saber também onde achá-los e ter um plano sólido de negócio;
  • inovação: algo que está sendo cada vez mais procurado pelo mercado é inovação e criatividade. Com o aumento das redes sociais, torna-se cada vez mais comum ter outras opções no mercado. Por isso, é importante inovar e ter o espaço, oportunidade e repertório para isso;
  • ambiente regulatório: é de extrema importância saber o regulamento do segmento que você quer atuar. Por isso, veja as regiões que você pode atuar ou não e se o espaço é condizente com o regulamento;
  • cultura: outro ponto a considerar é a cultura regional. Não adianta abrir um negócio onde as pessoas não estão abertas para recebê-lo ou para consumi-lo. Por isso, certifique-se que seu produto ou serviço seja compatível com a cultura da região;
  • mercado: é importante considerar o mercado regional também. Como estão os negócios daquela região? Estão crescendo ou diminuindo? Tem gerado lucro para os empreendedores? Essas são perguntas que você deve fazer na hora de escolher um local para seu negócio.

Todas essas questões são extremamente importantes não só para conferir onde pode estabelecer o seu negócio, mas também para a sua existência. Constantemente, esses fatores devem ser revisitados e pesquisados, especialmente na expansão do negócio.

Top 3 cidades empreendedoras

A pesquisa ICE, realizada pelo Instituto Empreendedor Endeavor, é realizada anualmente e o resultado é publicado online no site da UNAP. Segundo a pesquisa realizada em 2022, as melhores cidades são Curitiba, Florianópolis e São Paulo, todas com média maior que 8, considerando os sete fatores apontados acima.

Por se tratarem de capitais com um grande volume de pessoas, naturalmente se tornam cidades com potencial de crescimento. No entanto, não significa que cidades pequenas e outras cidades não tenham potencial. Tudo depende do segmento do negócio.

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