Cuidados periódicos com bebedouro

0
332

Nossa saúde deve ser sempre a nossa prioridade. No entanto, alguns cuidados desconhecidos são necessários para preservá-la, inclusive com seu bebedouro.

Não é incomum vermos centros de pronto atendimento cheios. A saúde é algo que não se pode brincar, especialmente com toda a poluição do ar e alimentos industrializados que ingerimos em nosso corpo. No entanto, a saúde, que deveria ser um direito de todos, é negligente com certas pessoas.

Devido à desigualdade social e a desinformação, muitos cuidados são negligenciados, que poderiam evitar quadros clínicos sérios ou até prevenir fatalidades. Cuidados com a água, por exemplo. Cada vez mais, é noticiada a falta de água em estabelecimentos das grandes cidades e as impurezas encontradas.

Por isso, muitas pessoas compram bebedouros de água para suas casas, a fim de ter água purificada e segura para beber. No entanto, alguns cuidados são necessários com esses bebedouros, para evitar certas doenças. Confira algumas dicas que separamos para sempre ingerir água limpa e livre de impurezas.

Cuidados gerais

Seja bebedouro de barro, elétrico, de torneira ou de plástico tem alguns cuidados que são essenciais para a sua saúde, tais como:

  • Limpeza Periódica: é recomendado que de 6 em 6 meses, seja feita uma higienização no seu filtro e troca da vela. Isso porque a vela tem uma vida útil, assim como eletrônicos, podendo deixar de funcionar depois de certo tempo. Quando isso acontece, impurezas podem acabar passando para a sua água e para seu organismo, causando desconfortos intestinais ou outro problema de saúde. Além disso, é importante fazer a higienização do equipamento, uma vez que o fluxo da água pode acumular, se transformando em lodo.
  • Não encoste a boca no bico: sua boca, por mais limpa que esteja, pode contrair germes e passar germes para as outras pessoas. Uma dessas formas é por meio do bico do bebedouro. Além disso, ele fica exposto 24 horas por dia, 7 dias por semana, podendo acumular pó, germes ou bactérias. Por isso, é de extrema importância que ele seja limpo diariamente.
  • Evite a aproximação de animais: da mesma forma que nós podemos transmitir germes, os animais também podem, além da solta de pelo constante de alguns, como gatos e cachorros. Por isso, evite que os animais passeiem próximo ao seu bebedouro;
  • Limpe o exterior constantemente: não esqueça que o bebedouro fica a mostra o dia todo. Por isso, limpe-o frequentemente, a fim de evitar poeira ou bactérias. Algumas pessoas utilizam capas de bebedouro para os modelos de plástico e de barro. Além de deixá-los mais estilosos, pode ser uma solução para evitar impurezas.

Bebedouros de galão

  • Faça a limpeza a toda troca de galão: quando a água fica parada, seja dentro do bebedouro ou no galão, pode acumular sujeiras dentro do bebedouro. Por isso, é importante que seja feita uma lavagem do aparelho toda vez que há troca do galão;
  • Verifique a data de validade: assim como na compra de alimentos, é importante ficar atento à validade do galão. Não só por causa da água, mas também pelo seu recipiente, que pode soltar ativos na água depois de certo tempo;
  • Não deixe o bebedouro aberto: é rotineiro vermos mosquitos e outros insetos voadores durante o dia na casa. No entanto, é importante não deixá-los entrar no bebedouro ou contaminar a água. Por isso, evite deixar o bebedouro aberto por muito tempo.

Bebedouro eletrônico

Por se tratar de um aparelho eletrônico e envolver água, o cuidado precisa ser maior. Por isso, quando for fazer a limpeza do aparelho, seque-o bem e espere 10 minutos antes de religá-lo. Além disso, verifique a voltagem dele ao adquiri-lo para evitar curto circuitos ou danificação do aparelho.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here