A situação da água do planeta e seu uso consciente

0
4783

Um dos principais problemas ambientais é a crescente contaminação da água, ou seja, este recurso vem sendo poluído de tal maneira que já não se pode consumi-lo em seu estado natural. As pessoas utilizam a água não apenas para beber, mas também para se desfazer de todo tipo de material e sujeira. Quando as águas contaminadas com numerosas substâncias, vão para os rios e mares, as substâncias poluentes que elas transportam se acumulam e aumentam a contaminação geral das águas.

Quase toda água do planeta é salgada, pois está nos mares e não pode ser consumida pelos seres humanos. Apenas 3%da água do planeta está nos lagos, rios, nascentes e lençóis. Porém, mais da metade dos rios do mundo diminuíram seus fluxos e estão contaminados, tornando-se ameaça à saúde das pessoas. Esses rios estão tanto em países pobres quanto nos países ricos.

O rio Amazonas (maior rio do mundo em volume d’água e comprimento) e o Congo (sétimo rio do mundo e segundo maior da África) são considerados rios sobreviventes. Isso explica o interesse do mundo na proteção da Amazônia porque a bacia do rio Amazonas é o maior filão de água doce do planeta.

Relatórios da ONU apontam que 1 bilhão de pessoas não tem acesso à água tratada e, com isso, 4 milhões de crianças morrem devido a doenças como o cólera e a malária. Atualmente a água já é uma ameaça à paz mundial, pois muitos países da Ásia e do Oriente Médio disputam recursos hídricos.

Vinte e nove países já têm problemas de falta d’água e o quadro tende a piorar. Uma projeção feita pelos cientistas indica que no ano de 2025, dois de três habitantes do planeta serão afetados pela escassez – vão passar sede ou estarão sujeitos a doenças como cólera e amebíase, provocadas pela qualidade da água.

A escassez de água se deve à má gestão dos recursos hídricos e uma das maiores agressões para a formação de água doce é a ocupação e o uso desordenado do solo. A situação se agravará com o nascimento de 3 bilhões de pessoas, neste século, sendo a maioria em países que já têm escassez de água como Índia, China e Paquistão.

A Organização das Nações Unidas instituiu em 1992, o Dia Mundial da Água – 22 de março – para reflexão, discussão e busca de soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo. No entanto, existem outros desafios: saber usá-la de forma racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma água com qualidade e buscar condições para filtrá-la adequadamente, de modo a tirar dela o máximo proveito possível.

Cada ser humano é responsável pelo planeta onde vive, pois não pode simplesmente abandoná-lo quando estiver inservível. A Terra não é um meio de transporte que a pessoa pode escolher onde vai descer dele. Não podemos, simplesmente, trocar de planeta.O homem deve se conscientizar que faz parte da natureza e do universo. A natureza não existe para servi-lo e seus recursos não são inesgotáveis.

Os governantes precisam tomar medidas efetivas para conter a devastação da Terra, mas como a preocupação maior deles é com o desenvolvimento econômico e o consumo, cabe à comunidade mundial, que também precisa ser conscientizada e mobilizada, exigir políticas públicas que preservem o meio ambiente. Não resta outra alternativa a não ser cada um assumir sua responsabilidade e fazer a sua parte.

Abaixo, listamos algumas formas de economizar esse precioso líquido, pois sem ele, acreditam os cientistas, não existiria vida no planeta.

  • Se em apenas cinco minutos você escovar os dentes com a torneira escancarada, 12 litros de água potável serão desperdiçados. Você pode economizar 16.425 litros de água por ano ao escovar os dentes, basta molhar a escova e depois fechar a torneira. Volte a abri-la somente para enxaguar a boca e a escova.
  • Não há nada mais fora de moda que usar a mangueira de água para varrer a calçada. Em 15 minutos, 280 litros de água escorrem pelo ralo inutilmente. Espante a preguiça, pegue a vassoura, junte a sujeira, recolha com a pá e só depois enxague o chão.
  • Ao lavar a roupa, não deixe que a água utilizada desça pelo ralo inutilmente. Utilize-a para lavar o chão da cozinha, do quintal, ou até mesmo na descarga do vaso sanitário.
  • Não demore muito tempo no chuveiro. Em média, um banho consome 70 litros de água em apenas 5 minutos, ou seja, 25.550 litros por ano.
  • Preste atenção ao consumo mensal da conta de água. Você poderá descobrir vazamentos que significam enorme desperdício de água. Faça um teste: feche todas as torneiras e os registros de casa e verifique se o hidrômetro – aparelho que mede o consumo de água – sofre alguma alteração. Se alterar, está comprovado. Tome as providências cabíveis para evitar o desperdício de água e de dinheiro.
  • Prefira lavar o carro com balde em lugar da mangueira. O esguicho aberto gasta aproximadamente 600 litros de água. Se você usar o balde, o consumo cairá para 60 litros.

São pequenos gestos que conduzirão a grandes mudanças se forem adotados por todos nós. Um bom começo é praticar os “três erres”: reduzir, reutilizar e reciclar. A luta pela sustentabilidade será vencida em diversas frentes que vão da tecnologia à política. Mas em todas elas será preciso a mudança de hábitos pessoais. É preciso fazer algo. E devemos fazer já.

Um sábio chinês chamado Confúcio disse, há cinco mil anos, que modificar o mundo é modificar a si mesmo. Então, façamos a nossa parte, tomando atitudes positivas e modificando nosso comportamento, se ele estiver inadequado. Vamos discutir com os amigos, vizinhos, o pessoal do prédio, provocar mudanças e praticar maneiras efetivas de proteger o meio ambiente.

Autora: Eliene Ferreira Santos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here